Obstetrícia: Parto humanizado

O parto humanizado é um modelo de atendimento que preconiza a individualização compromissada em uma assistência o mais natural possível, onde qualquer procedimento só será realizado em caso de real necessidade, após informação e consentimento do casal.

O atendimento do parto humanizado é realizado com base em evidências científicas e por uma equipe multidisciplinar, objetivando proporcionar conforto e segurança para a mulher durante o processo natural que é o parir e o nascer.

Aqui, nós o realizamos em ambiente hospitalar, considerado adequado e seguro, e enxergamos o nascimento como um acontecimento natural, que deve ter mínimas intervenções e respeito aos desejos do casal. Este contexto oferece à gestante apenas o que ela precisa, sem que haja a realização de qualquer procedimento desnecessário ou que deixe de ser respeitada a sua vontade, permitindo que este não seja considerado apenas um evento médico, mas, sim, familiar, social e emocional, sem que, no entanto, seja utilizada toda a tecnologia para um parto e um nascimento saudáveis

Partindo da premissa que a gestante é um cliente hospitalar que não está doente, é preciso garantir o respeito ao seu protagonismo nesse momento, deixando que ela participe dos processos de decisão de atendimento e de como quer ser tratada.

Não tem um parto que seja igual ao outro, por isso, ainda é, para mim, uma emoção única. Até hoje eu choro quando nasce um bebê, pois eu participo do momento junto com o casal e aprendi a deixar fluir. Todos os pacientes me comovem de alguma maneira, me transformam e me fazem também evoluir”, Dr. Ayrton Daniel.

Agende uma consulta

Copyright by Dr. Ayrton Daniel